giphy

Estádio Highbury do Arsenal 2023

O Arsenal deixou Highbury após 94 anos em maio de 2007, e a icônica antiga casa dos Gunners agora abriga 650 apartamentos chiques onde os residentes podem viver com luxo.

Estádio Highbury do Arsenal 2023

A contagem regressiva no famoso antigo estádio do Arsenal, Highbury, está correndo há quase 17 anos.

Depois de uma emocionante vitória por 4 a 2 sobre o Wigan com um uniforme personalizado para marcar sua última temporada em seu lar espiritual, os Gunners se despediram depois de quase um século e se mudaram para o novíssimo Emirates Stadium, a pouco mais de um quilômetro de distância. A equipe de Arsene Wenger não conseguiria levar consigo as glórias passadas do clube, deixando Highbury como um símbolo do apogeu moderno do clube.

Embora North Bank e Clock End tenham sido demolidos logo após a saída dos Gunners, as antigas arquibancadas Leste e Oeste permaneceram como edifícios listados como Grau II. Eles logo se tornaram os alicerces literais do Highbury Square, um complexo de apartamentos chique que ainda evoca os antigos redutos do Arsenal.

Estádio Highbury do Arsenal 2023

Uma vista de cima sugere o que costumava ser, com áreas de jardins verdes fluorescentes no meio da praça onde ficava o estádio do Arsenal. Porém, se estiver a percorrer as ruas das arquibancadas a oeste e a leste, enganar-se-á ao pensar que o campo de futebol ainda lá está.

O exterior é castanho e vermelho, tem a inscrição ‘Arsenal Football Club’ e o escudo do clube, e ainda tem portas que evocam as catracas por onde passam milhões de pessoas durante cada jogo. Tendo jogado futebol em Highbury desde que deixou Woolwich, a 18 quilômetros de distância, em setembro de 1913, é impossível não associar a área aos Gunners – especialmente porque os Emirados estão tão próximos.

Estádio Highbury do Arsenal 2023

O Highbury Stadium costumava ser a fortaleza do Arsenal. até 2006, quando os Gunners se mudaram para sua nova casa (Emirates Stadium), um campo que já tinha visto bastantes brutalidades na Liga e batalhas na Liga dos Campeões

O famoso estádio Highbury foi agora transformado em algo interessante

O estádio serviu como casa do Arsenal por 93 anos, até 2006, quando o clube se mudou para o Emirates Stadium. Achibald Leitch projetou a primeira arquibancada de Highbury depois que o Arsenal se mudou de Woolwich em 1913. As principais arquibancadas Leste e Oeste foram construídas em estilo Art Déco na década de 1930.

Estádio Highbury do Arsenal 2023
Estádio Highbury do Arsenal 2023
Estádio Highbury do Arsenal 2023

A casa foi originalmente construída em 1913 para recreação e foi reconstruída duas vezes. A primeira fase foi concluída na década de 1930 e contou com as arquibancadas Art Déco Leste e Oeste, enquanto a segunda fase foi concluída em 1989 e contou com a nova arquibancada do banco Norte.

O Highbury Stadium já sediou muitos jogos locais e internacionais, incluindo os famosos Jogos Olímpicos de Verão de 1948 e as semifinais da Copa da Inglaterra.

Em 7 de maio de 2006, os Gunners jogaram uma partida da Premier League contra o Wigan Athletic no Highbury Stadium. A equipe precisava de um bom resultado para vencer o Tottenham e garantir a passagem para a Liga dos Campeões e, depois de perder por 2 a 1, o hattrick do capitão e lenda do Arsenal, Thierry Henry, garantiu a classificação.

Henry se ajoelhou para beijar a grama após marcar e como símbolo de seu gol final no campo de Highbury.

Estádio Highbury do Arsenal 2023

Arsenal decidiu se mudar, construindo um novo estádio para 60.000 lugares em Ashburton Grove. Como parte de um acordo com a Emirates Airlines, o novo estádio seria denominado Estádio Emirado em outubro de 2004 e foi inaugurado em 2006.

Após o encerramento do Highbury Stadium, o Arsenal realizou um leilão para vender a maior parte do estádio, incluindo o campo, mas felizmente foi reestruturado e convertido em apartamentos mais convenientes como parte do projecto “Higbury Square”.

Um total de 711 propriedades foram construídas no terreno, e os famosos Clock End e North Bank Stand foram demolidos e transformados em jardins.